quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Pelé

Pelé , entre os vira-latas do bairro, o maior caçador de preás. O dono o emprestava a outros meninos , desde que ficasse com metade da caça.

No primeiro torneio de caçadores de preás, o dono anteviu a glória: quem superaria Pelé?
Que,como sempre, foi o mais rápido na partida e no embrenhar-se entre touceiras, desaparecendo de vista.

Repareceu só três dias depois,magro e sem nenhuma caça. Aquela cadela no cio...

Conclusão científica

Vinte anos atrás, aquele cientista misturou, a seu  próprio esperma, genes extraídos de fios de cabelo da múmia de Ramsés II, o maior de todos os faraós. Depois, fecundou o óvulo de uma mulher que se oferecera como barriga de aluguel.O objetivo era gerar um homem superior, com a inteligência do cientista e a capacidade realizadora do líder que governou o Egito por 62 anos. Porém, o ser nascido da experiência, hoje com vinte anos, é, simplesmente, um homem comum.

O cientista prepara-se, agora, para defender,perante o Conselho Supremo de Arqueologia, a tese de que a múmia de Ramsés, exposta no Museu do Cairo, é falsa.

Ligação incompleta

- Alô, Elisa.Estou na estrada e ligo para você porque...

- Maurício!Ainda está aí? Que voz estranha é essa? Parece que está bêbedo. Que horas vai chegar ? Esqueceu que temos o jantar na Nizete? É sempre assim. Nunca lembra nada, não liga para nada.É um imprestável. Não sei onde estava com a cabeça quando me casei com você.Vou desligar, tenho mais o que fazer. Larga este telefone e vem logo para casa.

Minutos depois, quando policiais rodoviários tiraram o cadáver de Maurício do carro acidentado, ele ainda estava com o celular na mão direita.

Lembranças

Lembrou dos operários dizendo que o gas argônio, usado na solda de alumínio, faz o homem ficar impotente.

Lembrou que trabalha como ajudante de soldador há dois anos

Lembrou da noite anterior, do fracasso de sua primeira tentativa de sexo, no bordel

Lembrou que,enquanto está agora na oficina, todos os outros companheiros fazem piquete de greve, na portaria.

Lembrou que, sem ninguém para impedir, pode explodir os cilindros de argônio apenas apontando-lhes a chama de um maçariço.

Lembrou e fez isso.Depois não lembrou de mais nada. Nunca mais.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Nostalgia presidencial

O ex-presidente entende que, seis meses após deixar o mandato- com 90% de aprovação popular- , não lhe rendam mais as mesmas reverências,de que ele tanto gostava, quando no poder. Nem mesmo os mais pobres, que ele tirou da linha da miséria, e a quem dedicou todo o governo,parecem lembrar-se dele.Compreende que voltem suas atenções para o novo presidente, o qual, aliás, ganhou as eleições graças a seu apoio. É compreensivo porque sabe que as pessoas têm, agora, novas expectativas e as voltam para quem tem o poder de torná-las reais

O ex-presidente só não entende por que, às vezes, gosta mais do tempo em que seu povo era miserável. .

Pai e filha

Sempre ouvira da mãe que seu pai as abandonara quando pequena.E que jamais pensara na filha . Daí sua inesgotável mágoa . Não lhe falava,não o procurava enquanto viveu, apesar de morarem na mesma cidade Nas poucas vezes em que,adulta, tiveram algum contato, foi por iniciativa dele."Sou orgulhosa", dizia.E, quando se casou, tirou, de seu nome,o sobrenome do pai, substituindo-o pelo do marido." Se pudesse, tirava o DNA", acrescentou.

Agora, após a morte dele, comparecerá á abertura do inventário. " Tenho meus direitos", justifica.

Crise de fé

- Seu deus diz para perdoarmos todas as ofensas, mas reservou-nos condenação eterna para ofensas a ele consideradas imperdoáveis. Seu deus afirma que devemos ser humildes, porém exige que o consideremos todo- poderoso. Seu deus fala para fazermos o bem sem esperarmos nada em troca, mas exige adoração perpétua por todo o bem que nos fez.Seu deus quer que abramos o coração para ele, mas permanece sempre um mistério para nós.

Após ouvir o índio,que pretendia catequizar, o jesuita teve,pela primeria vez, crise de fé.

O sobrevivente

Decidiram passar  a sexta-feira em um motel.À noite, após o sexo, ela foi ao banheiro. O homem ficou no quarto, vendo TV.Ao voltar, ela o encontrou em estado de choque.Acabara de assistir ao noticiário sobre a tragédia que matara centenas de pessoas na região serrana.  Entre elas, a  esposa e dois filhos dele, que para lá mandara às vésperas do feriado prolongado. Sobreviveu porque permanecera  na cidade,  alegando compromissos de trabalho.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Represália

O cão sempre fazia xixi no velho hidrante, até aquele dia em que, no exato instante, o equipamento rompeu-se e o animal, empurrado pela força do esguicho de água, foi jogado no meio da avenida, morrendo atropelado.

Plano de fuga

Era o mais inteligente dos traficantes do morro e, por isso, seu plano de fuga, no momento em que as unidades especiais da polícia cercavam e invadiam a área, estava quase dando certo. Enquanto os demais bandidos trocavam tiros com os policiais; escondiam-se em buracos de esgotos;  corriam para as matas, invadiam casas de moradores, ou se entregavam, ele, disfarçado à perfeição com uniforme dos militares  ( tinha até o fuzil), obtido há meses,  prevendo uma situação como esta,  ia descendo cautelosamente pelas vielas, sem ser importunado  .Faltavam poucos metros para chegar à avenida ao pé do morro.Então, foi abatido , a  tiro de fuzil, por outro traficante, que julgou ser ele  policial de verdade.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A expedição

Após meses vagueando por obscuras matas e vales profundos, aquele grupo de arqueólogos foi o primeiro a descobrir a entrada da piramide  perdida do maior dos imperadores amazônicos. Mas nenhum de seus membros sobreviveu para usufruir das glórias de tão grande feito A expedição nunca descobriu  o caminho de volta para a civilização.

Triângulo telefonico

- Para de encher a paciência de minha mulher com essa história dos horários de visitação da filha de vocês , senão vou aí dar-lhe umas pancadas.


- Não fica bem você, sujeito pacato, agir dessa forma. Mas o entendo. Também fiz isso quando era casado com ela.Instigava-me a telefonar e tomar satifações com o marido anterior.

Desliga o telefone. A mulher o interroga.

- O que ele disse? Aposto que ficou calado. É um covarde. Você o humilhou.

- É. Não disse nada. Eu o humilhei.

Fantasia de carnaval

Manhã de quarta-feira de cinzas, porta do barraco entreaberta, a vizinha, a caminho do trabalho, passa e o vê, na cama. Um punhal trespassa-lhe o pescoço, no sentido paralelo à linha dos ombros. Dá de ombros e continua seu caminho.

Todo carnaval é assim. Não se sabe onde arranjou a geringonça metálica que, enganchada no pescoço, simula, quase à perfeição, o punhal transfixado.Um cachecol, com mancha de catchup ,imitando sangue, completa a camuflagem.E , como zumbi,dança assim três dias seguidos pelas ruas do bairro.É um tempo em que não assalta, nem trafica.

Noite , de volta do trabalho, a vizinha vê, intrigada, que a cena não mudara no barraco,nem mesmo a porta entreaberta.Porque o punhal, desta vez, era mesmo um punhal.

Incerteza

A mágoa pesa-lhe toneladas no peito. Seus chefes disseram hoje suspeitar que seja responsável pelo desvio de dinheiro da empresa, o que não é verdade.


Assim como nunca foi correta a afirmação de sua filha única, de que a teria abandonado quando criança.

Assim como tem sido injusta a denúncia da segunda mulher, de que é um marido infiel.

Tem a consciência tranquila, mas o coração pesado.Carece de certeza, porém, sobre se o inverso seria mais confortável.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Drama da paixão

Climax do espetáculo da Paixão . O ator, amarrado à cruz,prepara-se para o ato final da morte de Cristo. . " Pai,em tuas mãos entrego o meu espírito", gritará , daqui a pouco. Apagar-se-ão todas as luzes, escondendo todos os gestos. Ouvir-se-ão trovões, que abafarão todos os ruídos. A nova mancha vermelha, de sangue, que surgirá no peito do crucificado confundir-se-á com o suco de tomate que simula outros sangramentos .O homem, que descobrira ser o ator amante de sua mulher,guardará o revólver e afastar-se-á tranquilamente no meio do público.

O segredo do papiro

Os hieróglifos, escritos no pequeno papiro encontrado junto à múmia do grande faraó, diziam:" Sal.Pão. Trigo de Isis".


Sortilégio? Receita de poção mágia? Excerto do Livro dos Mortos? Egiptólogos brigam entre si, tentando , cada um, ser autor da melhor interpretação do texto.

Três mil anos antes, a dona de casa Sefernu brigara com o esposo Tuthan,ajudande de embalsamador, porque ele perdera, no local de trabalho, a lista de mantimentos para o almoço.

Três cães

Foram três – dois machos e uma fêmea- os cães  recém-nascidos  jogados no quintal do velho revolucionário. Ao macho,negro, deu o nome de Lumumba,homenagem ao guerrilheiro africano. Ao branco,chamou Fidel, honra ao líder de Cuba.À fêmea, permitiu que a neta batizasse de Fedora, alusão à personagem de novela de TV. Passado um ano, Fidel, de parvovirose, e Lumumba,atropelado, já estavam mortos. Apenas dezessete anos e cinco ninhadas depois, foi-se Fedora, de velhice. " O status quo venceu", concluiu o velho revolucionário.