terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Antipoe


Não era um cenário de Edgar Allan Poe; não era um poema dos que não se fazem mais;nem mesmo cena literária parecia e o corvo sobre a mesa, entre envelopes e postais, era morto, empalhado, peso de prender postais: não falaria nunca mais. Era um prédio paulistano, em ano quente, verão terrível, de calores abissais, e no oitavo andar o poeta viciado jazia, morto por uma dessas doses de drogas tão letais que parecia o corpo, retorcido pelas convulsões letais, não ser um corpo, jamais.

Crueldade


Ela não gostava daquele gato, bem nutrido, que ficava caçando passarinhos em seu quintal.
- É um bicho muito cruel- comentou com uma amiga.
- E como faz para pegar os pássaros?
- Aproveita quando as pobres aves estão distraídas, tocaiando os insetos que saem de baixo da terra.

Heresia



- Por que o monge está na fogueira, entre os demais hereges?
- Queria saber demais sobre os anjos.
- O quê?

- Em não tendo corpos físicos, por que asas para voar?

Compreensão


Uma hora se passou, ele vai levá-la de volta ao serviço e, como sempre, à exceção de um e outro resmungo, ela nada falou durante o almoço.
Final do dia, ele a deixa na porta de casa, após pegá-la no local de trabalho, e, a não ser pelo boa noite da despedida, ela nada pronuncia.
Ela o ama e irá casar-se com ele principalmente por sua grande capacidade de compreensão.
Ela não tem deficiência vocal; de vocabulário, tampouco é tímida. Pelo contrário. Fosse muda, analfabeta ou retraída e jamais conseguiria trabalhar oito horas por dia, como locutora , anunciando produtos e ofertas em uma loja de departamentos.

Última vontade


Estava em região remota da Europa, quando soube da morte do velho amigo. Só pôde retornar ao Brasil uma semana depois, sendo informado que sepultaram o amigo na cidade em que este nascera, atendendo-lhe à última vontade , expressa em testamento: " ficar junto do objeto dos desejos infantis".Resolveu visitar o túmulo , surpreendendo-o a informação de que não era no cemitério. Ficava no ponto mais alto da serra ao sopé da qual estava a pequena cidade. E, ao dirigir-se ao local, vendo a silhueta  recortada no céu azul, descobriu o porquê da vontade póstuma . A serra assemelhava-se a uma gigantesca mulher nua, deitada de costas e seu ponto mais alto correspondia, exatamente, ao que a imaginação desenhava como sendo bico de um seio.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Tragédia



Entre as dezenas de vítimas do incêndio na favela estava o casal que, impossibilitado de escapar das chamas, morreu ainda no quarto, ainda na cama.Os corpos, carbonizados no último abraço,comoveram a todos. Menos ao marido da mulher que, trabalhando no turno daquela noite, só soube da tragédia pela manhã.

Ciranda


O líder da sociedade de bairro aguarda ser atendido no gabinete do vereador, que o faz esperar porque se encontra no gabinete do prefeito, que não lhe concederá audiência enquanto não receber o telefonema do deputado, que não ligará enquanto não se encontrar com o governador, que não o atenderá antes da chegada do presidente, que jamais aparecerá porque foi assassinado, ao entrar na cidade, por um líder de sociedade de bairro, que foi procurar o vereador para que este lhe contratasse um advogado.

O único


O único morto no tiroteio na boca de fumo, durante a batida policial, não era um soldado, nem traficante, tampouco viciado: era um pai que fora comprar droga para o filho.